Avançar para o conteúdo

POCUSX Formadores Cabril 2022

Na POCUSX sabemos que a qualidade da aprendizagem assenta no talento dos formadores e, é por isso que estamos rodeados de excelentes profissionais.

O contacto próximo com estes especialistas irá permitir que desenvolva conhecimentos sólidos de elevada relevância técnico-científica, que proporcionam autoconfiança e aprofundamento na técnica de POCUS.   

 

Michael Blaivas

MD,MBA,FACEP,FAIUM

Médico de emergência do Departamento de Emergência do Hospital St. Francis em Columbus, Geórgia, Estados Unidos da América. É pioneiro da Ecografia point-of-care, publicou mais de 200 artigos com revisão científica sobre Ecografia point-of-care e vários capítulos de livros.

Além disso, é o editor de 6 livros médicos. Em conjunto com os seus interesses de pesquisa, é membro fundador da Rede Interativa Mundial de Ultrassom Crítico (WINFOCUS) e da Sociedade de Ultrassom em Educação Médica (SUSME), tendo atuado como presidente de ambos.

Costantino Caroselli

MD

Medicina de Emergência e Urgência, Médico Geriatra de Urgência do Centro de Pesquisa em Envelhecimento em Ancona, Itália.

É diretor de vários cursos de ecografia point-of-care em toda a Itália com várias publicações de revisão científica na ecografia.

 

Medicina Interna

José Mariz é Consultor de Medicina Interna da equipa dedicada do Serviço de Urgência do Hospital de Braga, onde diariamente integra a ecografia point-of-care (POCUS) na avaliação e tratamento dos doentes. É docente e investigador na Escola de Medicina da Universidade do Minho e aluno de Doutoramento na área do Delirium no Serviço de Urgência.

Expert e entusiasta em POCUS, é um dos fundadores do grupo de trabalho e formação POCUS Braga e co-fundador do POCUSX, que se dedica ao ensino e à investigação em POCUS. Ultimamente, está interessado em métodos de validação da competência em POCUS, com trabalhos apresentados em congressos internacionais de educação médica.

Atualmente, é o Coordenador do Núcleo de Estudos de Ecografia da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Colabora, ainda, com a Universidade do Minho no ensino pré-graduado em POCUS bem como coordena a orientação de internos no estágio de POCUS nos Serviço de Urgência do Hospital de Braga. O seu ponto mais alto nesta área foi a divulgação de ecografia cardíaca que realizou no colégio da filha mais velha, a alunos entre os 3 e os 9 anos de idade. 

Yale Tung-Chen

Medicina Interna

O Dr. Yale Tung-Chen é médico assistente no Hospital Universitário La Paz (Madrid, Espanha).
É Chefe da Divisão de Ultrassonografia em Medicina Interna. Completou a sua residência em Medicina Interna no Hospital Universitario y Politécnico La Fe (Valencia, Espanha), que foi seguida por uma Bolsa de Ecografia de Emergência no Hospital Geral de Massachusetts (Boston, MA,EUA). Doutorou-se pela Universidad Autónoma de Madrid, fazendo pesquisas sobre ecografia e hemodinâmica.
O Dr. Yale Tung-Chen, é especialista em POCUS, trabalha no Departamento de Medicina Interna, bem como numa Clínica de Trombose Monográfica e também no Hospital de Emergência Isabel Zendal especializado em COVID-19. O seu trabalho no POCUS inclui ecocardiografia, abdominal, vascular, renal, pulmonar e gastrointestinal.
É Professor Associado na Universidade Alfonso X El Sabio, em Madrid (Espanha), onde administra e ensina um grande grupo de estudantes de medicina em ecografia.
Lecionou em vários cursos a nível nacional e internacional, como especialista em ecografia point-of-care.
 
Nuno Cardoso 3

Medicina Interna

Nuno Carvalho é atualmente Interno de Formação Específica em Medicina Interna no Hospital da Senhora da Oliveira em Guimarães, tendo sido Interno de Formação Geral no Hospital de Braga e aluno de Mestrado Integrado em Medicina da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Iniciou o seu treino em ecografia “point-of-care” ainda no seu 4º ano de faculdade, nas suas residências clínicas por intermédio e sob tutorização do Dr. José Mariz. Integrou a equipa fundadora do POCUS Braga, e tem várias participações enquanto formador de ecografia “point-of-care”. Para além do mundo ecográfico, tem interesse na área de criação e edição de imagem digital, bem como na produção de ferramentas multimédia educativas orientadas para educação e formação em Saúde. Conta com vários artigos já publicados nesta área em revistas de renome internacional, para além de alguns prémios em congressos nacionais. Sendo um praticante e grande entusiasta da ecografia como ferramenta útil na prática diária de qualquer clínico, acredita nas potencialidades cósmicas do POCUS ainda por explorar. Nos seus tempos livres, dado ser um grande fã do desporto e ex-atleta, aplica o seu conhecimento em ultrassonografia futebolística para ecograficamente marcar livres-diretos e grandes penalidades, e no ténis para serviços e pancadas ultrassónicas.

Atualmente, integra a equipa POCUSX.

Rafael Silva

Medicina Intensiva

Rafael Silva é especialista em Medicina Interna, titulando em Cuidados Intensivos a trabalhar na Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, e durante o seu percurso formativo demonstrou sempre grande interesse na área da ecografia point-of-care no doente crítico.

Completou a 5ª pós-graduação em medicina do doente crítico, onde teve, pela primeira vez, contato com a ecografia à cabeceira do doente.  Desde então, procurou aprofundar os seus conhecimentos, através da validação obtida em variados cursos de diferentes instituições e sociedades (ecocardiografia para não cardiologistas pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia, ecografia no doente crítico segundo a metodologia Winfocus, curso de acessos venosos ecoguiados realizado pela unidade de cuidados intensivos do Hospital Egas Moniz). Esta fervorosa paixão teve o seu ponto alto quando completou o curso POCUS Braga e, desde esse momento, soube que teria de aplicar os conhecimentos adquiridos na prática clínica do dia a dia. Estagiou na Unidade de Cuidados Intermédios do Serviço de Urgência do Hospital de Braga sob orientação do Dr. José Mariz, onde avaliou, diariamente e de forma seriada, os doentes aí internados. Neste momento, integra o Núcleo de Estudos de Ecografia à cabeceira do doente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, sendo o coordenador dedicado à ecografia point-of-care em ambiente de cuidados intensivos. Pelo que se virem alguém de ecógrafo na mão num Serviço de Urgência ou Unidade de Cuidados Intensivos próximo de si, já sabem quem poderá ser.

Atualmente, integra a equipa POCUSX.

Gil Sequeira 2

Médico dedicado ao SU

Gil Sequeira é Licenciado em Educação Física e Licenciado em Medicina pela Escola de Medicina da Universidade do Minho.

A sua caminhada na ecografia point-of- care decorreu sempre sob a orientação e tutoria do Dr. José Mariz, sendo um dos membros da equipa formadora do POCUS Braga. Participou como formador em diversos cursos de POCUS, tanto de educação pré como pós-graduada. Realizou um Projeto Opcional, integrado no currículo do curso de Medicina da EMUM, intitulado “Ecos da Urgência” no qual relata os benefícios, a fiabilidade e viabilidade da prática de ecografia point-of- care no Serviço de Urgência. A sua tese de mestrado, “Diagnosticar os processos regulatórios de estudantes na aprendizagem de ecografia point-of-care: um estudo exploratório com microanálise de aprendizagem autorregulada”, procura destrinçar o que nos faz ser bem-sucedidos, podendo assim orientar para uma melhor performance.
Fundador de um projeto de voluntariado internacional, continua a trabalhar como Personal Trainer e instrutor de Pilates, fazendo fluir a sua vida em equilíbrio entre o mar e a montanha. Atualmente, integra a equipa POCUSX.

Miguel Romano 2

Medicina interna

Miguel Romano, fez a sua formação em Medicina na Escola de Medicina da Universidade do Minho, concluída em 2015.

Durante o seu percurso académico envolveu-se cedo no associativismo, assumindo funções de gestão a nível local (NEMUM) e nacional (ANEM) e com diversas intervenções a nível internacional (IFMSA). Ainda durante o seu último ano na Universidade começou a colaborar com a Escola de Medicina como monitor no Laboratório de Aptidões Clínicas. Atualmente, é Interno de Formação Específica de Medicina Interna na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, acumulando funções como Assistente Convidado na Escola de Medicina da Universidade do Minho (onde leciona Anatomia, Ciências Clínicas, Emergência e Ecografia). Assume concomitantemente cargos como Coordenador do Núcleo de Internos da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e Vice-Coordenador do Núcleo de Estudos Ecografia da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, sendo também membro do Núcleo de Gestão de ALUMNI Medicina com a pasta da Administração Interna.

Desde cedo no internato manifestou interesse pela ecografia procurando formação na área desde o primeiro ano. De salientar a realização do estágio de ecografia clínica no serviço de urgência, durante 3 meses no serviço de urgência do Hospital de Braga no final do 3ºano do internato. As suas áreas de interesse são ecografia no doente agudo e/ou criticamente doente bem como o seu uso na enfermaria de medicina interna, sobretudo na avaliação de doentes com insuficiência cardíaca. É formador de ecografia Point-of-care há cerca de 4 anos.

Atualmente, integra a equipa POCUSX.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso Website.