Formadores POCUSX
O contacto próximo com especialistas proporciona a construção de conhecimentos sólidos, assentes em conteúdos formativos de alta qualidade técnico-científica, que permitem obter confiança e aprofundamento na técnica POCUS.

Medicina Interna
José Mariz é Consultor de Medicina Interna da equipa dedicada do Serviço de Urgência do Hospital de Braga, onde diariamente integra a ecografia point-of-care (POCUS) na avaliação e tratamento dos doentes. É docente e investigador na Escola de Medicina da Universidade do Minho e aluno de Doutoramento na área do Delirium no Serviço de Urgência.
Expert e entusiasta em POCUS, é um dos fundadores do grupo de trabalho e formação POCUS Braga e co-fundador do POCUSX, que se dedica ao ensino e à investigação em POCUS. Ultimamente, está interessado em métodos de validação da competência em POCUS, com trabalhos apresentados em congressos internacionais de educação médica.
Atualmente, é o Coordenador do Núcleo de Estudos de Ecografia da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Colabora, ainda, com a Universidade do Minho no ensino pré-graduado em POCUS bem como coordena a orientação de internos no estágio de POCUS nos Serviço de Urgência do Hospital de Braga. O seu ponto mais alto nesta área foi a divulgação de ecografia cardíaca que realizou no colégio da filha mais velha, a alunos entre os 3 e os 9 anos de idade.

Cardiologia
António Gaspar é cardiologista desde 2011, tendo feito o internato no Hospital de Braga e a licenciatura na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Exerce funções como elemento fixo da unidade de cuidados intensivos cardíacos (UCIC) do Hospital de Braga.
É doutorado em Ciências Cardiovasculares pela FMUP, tendo desenvolvido a sua investigação clínica no âmbito do condicionamento isquémico cardíaco remoto.
É Professor auxiliar convidado da FMUP e tutor convidado na rotação de Cardiologia do Curso de Medicina com Mestrado Integrado da Universidade do Minho desde 2007, assim como orador convidado de aulas teóricas desde 2013. No âmbito da sua formação em cuidados cardíacos agudos, realizou um estágio de 6 meses numa unidade de cuidados intensivos cardíacos em França onde a cultura da ecografia “point-of-care” se encontra largamente divulgada nas unidades de cuidados intensivos. Naturalmente, trouxe esta ferramenta para o quotidiano da UCIC do Hospital de Braga e foi também com muita naturalidade e entusiasmo que respondeu ao convite para integrar o POCUS Braga.
Atualmente, integra a equipa POCUSX.

Medicina Intensiva
Rafael Silva é especialista em Medicina Interna, titulando em Cuidados Intensivos a trabalhar na Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, e durante o seu percurso formativo demonstrou sempre grande interesse na área da ecografia point-of-care no doente crítico.
Completou a 5ª pós-graduação em medicina do doente crítico, onde teve, pela primeira vez, contato com a ecografia à cabeceira do doente. Desde então, procurou aprofundar os seus conhecimentos, através da validação obtida em variados cursos de diferentes instituições e sociedades (ecocardiografia para não cardiologistas pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia, ecografia no doente crítico segundo a metodologia Winfocus, curso de acessos venosos ecoguiados realizado pela unidade de cuidados intensivos do Hospital Egas Moniz). Esta fervorosa paixão teve o seu ponto alto quando completou o curso POCUS Braga e, desde esse momento, soube que teria de aplicar os conhecimentos adquiridos na prática clínica do dia a dia. Estagiou na Unidade de Cuidados Intermédios do Serviço de Urgência do Hospital de Braga sob orientação do Dr. José Mariz, onde avaliou, diariamente e de forma seriada, os doentes aí internados. Neste momento, integra o Núcleo de Estudos de Ecografia à cabeceira do doente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, sendo o coordenador dedicado à ecografia point-of-care em ambiente de cuidados intensivos. Pelo que se virem alguém de ecógrafo na mão num Serviço de Urgência ou Unidade de Cuidados Intensivos próximo de si, já sabem quem poderá ser.
Atualmente, integra a equipa POCUSX.

Medicina Interna
Nuno Carvalho é atualmente Interno de Formação Específica em Medicina Interna no Hospital da Senhora da Oliveira em Guimarães, tendo sido Interno de Formação Geral no Hospital de Braga e aluno de Mestrado Integrado em Medicina da Escola de Medicina da Universidade do Minho.
Iniciou o seu treino em ecografia “point-of-care” ainda no seu 4º ano de faculdade, nas suas residências clínicas por intermédio e sob tutorização do Dr. José Mariz. Integrou a equipa fundadora do POCUS Braga, e tem várias participações enquanto formador de ecografia “point-of-care”. Para além do mundo ecográfico, tem interesse na área de criação e edição de imagem digital, bem como na produção de ferramentas multimédia educativas orientadas para educação e formação em Saúde. Conta com vários artigos já publicados nesta área em revistas de renome internacional, para além de alguns prémios em congressos nacionais. Sendo um praticante e grande entusiasta da ecografia como ferramenta útil na prática diária de qualquer clínico, acredita nas potencialidades cósmicas do POCUS ainda por explorar. Nos seus tempos livres, dado ser um grande fã do desporto e ex-atleta, aplica o seu conhecimento em ultrassonografia futebolística para ecograficamente marcar livres-diretos e grandes penalidades, e no ténis para serviços e pancadas ultrassónicas.
Atualmente, integra a equipa POCUSX.

Médico dedicado ao SU
Gil Sequeira é Licenciado em Educação Física e Licenciado em Medicina pela Escola de Medicina da Universidade do Minho.
A sua caminhada na ecografia point-of- care decorreu sempre sob a orientação e tutoria do Dr. José Mariz, sendo um dos membros da equipa formadora do POCUS Braga. Participou como formador em diversos cursos de POCUS, tanto de educação pré como pós-graduada. Realizou um Projeto Opcional, integrado no currículo do curso de Medicina da EMUM, intitulado “Ecos da Urgência” no qual relata os benefícios, a fiabilidade e viabilidade da prática de ecografia point-of- care no Serviço de Urgência. A sua tese de mestrado, “Diagnosticar os processos regulatórios de estudantes na aprendizagem de ecografia point-of-care: um estudo exploratório com microanálise de aprendizagem autorregulada”, procura destrinçar o que nos faz ser bem-sucedidos, podendo assim orientar para uma melhor performance.
Fundador de um projeto de voluntariado internacional, continua a trabalhar como Personal Trainer e instrutor de Pilates, fazendo fluir a sua vida em equilíbrio entre o mar e a montanha. Atualmente, integra a equipa POCUSX.

Medicina interna
Miguel Romano, fez a sua formação em Medicina na Escola de Medicina da Universidade do Minho, concluída em 2015.
Durante o seu percurso académico envolveu-se cedo no associativismo, assumindo funções de gestão a nível local (NEMUM) e nacional (ANEM) e com diversas intervenções a nível internacional (IFMSA). Ainda durante o seu último ano na Universidade começou a colaborar com a Escola de Medicina como monitor no Laboratório de Aptidões Clínicas. Atualmente, é Interno de Formação Específica de Medicina Interna na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, acumulando funções como Assistente Convidado na Escola de Medicina da Universidade do Minho (onde leciona Anatomia, Ciências Clínicas, Emergência e Ecografia). Assume concomitantemente cargos como Coordenador do Núcleo de Internos da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e Vice-Coordenador do Núcleo de Estudos Ecografia da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, sendo também membro do Núcleo de Gestão de ALUMNI Medicina com a pasta da Administração Interna.
Desde cedo no internato manifestou interesse pela ecografia procurando formação na área desde o primeiro ano. De salientar a realização do estágio de ecografia clínica no serviço de urgência, durante 3 meses no serviço de urgência do Hospital de Braga no final do 3ºano do internato. As suas áreas de interesse são ecografia no doente agudo e/ou criticamente doente bem como o seu uso na enfermaria de medicina interna, sobretudo na avaliação de doentes com insuficiência cardíaca. É formador de ecografia Point-of-care há cerca de 4 anos.
Atualmente, integra a equipa POCUSX.

Medicina Interna
José Diogo Martins é atualmente Interno do Ano Comum no Hospital de Guimarães. Iniciou o seu treino em ecografia “point-of- care” em 2016 sob a orientação do Dr. José Mariz, no contexto das Residências Clínicas do Hospital de Braga.
Desde logo se começou a interessar no conceito de ecografia à cabeceira do doente, tendo-o inclusivamente escolhido como tema da sua Tese de Mestrado. Integrou a equipa do POCUS Braga, tendo também participações enquanto formador em workshops lecionados na EMUM. Para além da formação em POCUS, tem interesse na formação desportiva, sendo treinador de Esgrima na Universidade do Minho, desde 2012. Praticou esta modalidade durante toda a sua infância e adolescência, tendo sido várias vezes Campeão Nacional da Modalidade e atleta da Seleção Portuguesa. Atualmente, integra a equipa POCUSX.

Nefrologia
Hugo Diniz é nefrologista no Centro Hospitalar Universitário de São João, onde também completou o internato de formação específica com certificação europeia (European Specialty Exam in Nephrology) em 2020.
A descoberta dos “lung comets” e do seu potencial na avaliação da volémia em doentes sob terapêutica substitutiva da função renal, deram início à sua jornada no universo do POCUS e na sua maior diferenciação na área de Nefrologia de Diagnóstico e Intervenção.
A sua avidez por conhecimento, levou-o um pouco por todo o globo, enriquecendo desta forma a atividade do seu serviço. Entre Porto, Braga, Maastricht, São Paulo e Reggio Calabria realizou grande parte da sua formação em ecografia “point-of-care” aplicada aos desafios do dia-a-dia do nefrologista, nas várias vertentes de atuação da especialidade – avaliação da volémia/congestão; ecografia reno-vesical e doppler de enxerto renal; ecodoppler vascular e avaliação do acesso de diálise. Um dos pontos altos desta jornada foi a oportunidade formativa com o “pai” da ecografia pulmonar, Prof. Daniel Lichtenstein, em Paris.
Apesar de se identificar primordialmente como clínico, não descura a vertente mais académica, ora colaborando com a FMUP na formação pré e pós-graduada, ora lecionando aulas de preparação para a Prova Nacional de Acesso ou contribuindo para alguns projectos do Nephrology & Infectious Diseases R&D, integrado no i3S da Universidade do Porto.
Aliando o gosto pela formação, ao da partilha e discussão científica, também investiu na aquisição de competências na área das redes sociais aplicadas à Nefrologia, integrando a equipa de Social Media da European Renal Association desde 2019.
Atualmente, desenvolve a sua atividade assistencial primordialmente nas áreas da nefrologia clínica e dos acessos vasculares para hemodiálise, apregoando, por onde quer que passe, esta nova doutrina do “Seeing with Sound”.
Medicina Interna
José Maia de Sousa é Internista, formou-se no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e realizou o internato no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
Atualmente, exerce em vários hospitais do norte do país, principalmente na urgência, e também como médico da VMER de Braga.
Ao longo do seu percurso formativo, desenvolveu um gosto especial pela medicina de urgência e abordagem do doente crítico, paralelamente com interesse na Ecografia Point-of-Care, tendo realizado várias formações nessa área: 8ª Pós-Graduação em Medicina do Doente Crítico, European Trauma Course (ETC), POCUS Braga, Ultrasound Life Support – WINFOCUS, Curso BASIC e vários cursos de SAV.
Trabalhou em várias vertentes da emergência, nomeadamente no Serviço de Urgência, Cuidados Intermédios, Cuidados Intensivos, Unidade de AVC, Sala de Emergência e VMER. A formação é igualmente uma das áreas de interesse, pelo que fez parte da coordenação do Núcleo de Internos da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NIMI), e atualmente integra a equipa do Núcleo de Formação da SPMI (FORMI).
O gosto pela medicina de urgência/emergência e o interesse crescente pela ecografia no doente crítico culminaram com a aquisição de um aparelho de ecografia portátil de conexão ao smartphone, que transporta para todo o lado, utilizando-o inclusive no pré-hospitalar.

Medicina Geral e Familiar
Guilherme Moreira é Médico de Família na USF Lindo Vale (ACeS Porto Oriental) onde integra a Ecografia Point-of-Care (POCUS) na clínica do dia-a-dia.
Formado no Instituto de Ciência Biomédica Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, escolheu a USF Maresia para o Internato de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar. Integrado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, somou o gosto por cuidados de proximidade com capacidade resolutiva à experiência entusiasmante de trabalhar em estreita relação com profissionais de várias áreas, tanto de cuidados de saúde primários como secundários.
Terminada a especialidade e após formação em ecografia na área músculo-esquelética, é despertado o interesse em POCUS no contexto de Cuidados Primários, tendo conhecido e feito formação pouco tempo depois com Dr. José Mariz (POCUS-X Cabril).
Pertence ao Grupo de Estudos em Ecografia Point-of-Care da Associação Portuguesa de Médicos de Família (GEco).
Dentro das frequências de som captadas pelo ouvido humano, dedica-se, há vários anos, ao violino jazz (com um pezinho no clássico) com participação assídua em vários grupos musicais. Constatou, com enorme curiosidade, que aprender POCUS é semelhante ao treino da linguagem do improviso: constrói-se integrando com bom gosto as diferentes regras do jogo (i.e. escalas e acordes).

Medicina Interna
Joana Gomes Cochicho é interna de formação específica de Medicina Interna no Hospital Doutor José Maria Grande. Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Pós graduada em Emergência e Catástrofe
Desde cedo com interesse na área de ecografia point-of-care.
Estagiou no Serviço de Urgência do Hospital de Braga, sob orientação do Dr José Mariz, tendo adquirido competências técnicas e desenvolvido trabalho de investigação na área.
Acredita que a prática clínica de excelência no futuro incluirá necessariamente um exame físico complementado com ecografia point-of-care.
É atualmente formadora de POCUS e integra a equipa do POCUS X.

Cirurgião
José Pedro Pinto é Cirurgião desde 2018, tendo feito o internato de Cirurgia Geral no Hospital de Braga. Realizou o Mestrado Integrado em Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP). Exerce funções no Serviço de Cirurgia do Hospital de Braga, integrando, desde 2018, no grupo dedicado ao Trauma.
Durante os primeiros anos de internato compreendeu que a ecografia era uma arma menosprezada pela maioria dos cirurgiões. Cedo iniciou a colocação ecoguiada de acessos venosos, de forma regular, e paulatinamente após concluir com sucesso a formação Advanced Trauma Life Support foi adquirindo competências em POCUS. A oportunidade surgida depois do curso POCUS Braga para estagiar com os mentores do projeto na Unicamp – São Paulo, Brasil, foi uma grande mais valia na aquisição e sedimentação de conhecimento nesta área.
A área de formação também é de seu particular interesse, tendo colaborado em inúmeras acções formativas de colegas, particularmente internos mais novos, e alunos das áreas de ciências da saúde. Destacam-se alguns cursos de suturas que desenvolveu, a integração enquanto coordenador do I SurgIR – curso de introdução à Cirurgia e o facto de ser actualmente formador sénior do curso International Trauma Life Support.
É formador de ecografia Point-of-care desde 2017, tendo já colaborado em dezenas de ações de formação nesta área. Mais recentemente tem orientado alunos de Medicina da Universidade do Minho na aquisição desta competência técnica, tendo inclusivé orientado algumas teses de mestrado nesta área.
Considera como pontos mais altos na sua carreira de ecografista à cabeceira, a realização de ecografia “POCUS sentimental” à esposa, na sua sala de estar, durante a gravidez do seu primeiro e segundo filhos

MEDICINA INTERNA
Jorge Mendes é especialista em Medicina Interna e encontra-se atualmente a realizar o ciclo de estudos por via clássica em Medicina Intensiva no Centro Hospitalar de Leiria. É um entusiasta em ecografia point-of-care que aplica no seu dia-a-dia clínico, contando com várias formações nesta área e sendo formador desde 2017.
Durante a sua formação em Medicina Interna, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, desenvolveu, desde cedo, interesse nesta área. Após realização do curso POCUS Braga e em contacto próximo com o seu mentor, Dr. José Mariz, desenvolveu competências em POCUS e começou a aplicar no seu quotidiano no hospital. Teve a oportunidade de cimentar conhecimentos num estágio realizado na Unidade de Cuidados Intermédios do Hospital de Braga, sob orientação do Dr. José Mariz.
É, ainda, membro integrante do Núcleo de Estudos de Ecografia à cabeceira do doente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, tendo também já integrado projetos de formação nesse contexto. Atualmente, integra a Equipa POCUSX.

Medicina Interna
Tiago Veiga é especialista em Medicina Interna desde 2014, titulando em Cuidados Intensivos a trabalhar na Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar Universitário São João, onde integra a equipa do Centro de Referência ECMO do CHSJ.
O seu interesse pela área da Medicina Intensiva refletiu-se desde cedo no seu percurso formativo, nomeadamente na aposta na formação em áreas como a Ecocardiografia do Doente Crítico e a Ecografia à Cabeceira do Doente.
Desenvolveu sempre a sua atividade em ambiente de Cuidados intensivos e Cuidados intermédios, investindo na formação contínua, com a realização de estágio em ambiente de Laboratório de Ecocardiografia e estágio em Ecocardiografia Transesofágica em ambiente de Bloco Operatório de Cirurgia Cardiotorácica.
No seu quotidiano, lida sobretudo com o doente crítico respiratório e cardiovascular, utilizando a ecografia à cabeceira do doente de forma sistemática na avaliação e monitorização destes doentes. A Ecografia e a Ecocardiografia assumem uma igual importância na colocação de acessos vasculares de grande calibre e monitorização de potenciais complicações inerentes às técnicas de suporte orgânico extra-corporal.
Integra, ainda, o Núcleo de Estudos de Ecografia à cabeceira do doente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, sendo o responsável pela orientação técnico-científica na Área de Ecografia no Doente Crítico.